Smart Cities e as Alterações Climáticas

climate6

A competição ITU Telecom World Young Innovators em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão à procura de ideias inovadoras sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) podem ajudar as Cidades Inteligentes (Smart Cities) a abrandar ou a mitigar os efeitos das alterações climáticas. Esta iniciativa pode incluir novas tecnologias ou combinações de tecnologia existentes, serviços e sistemas que contribuam para delinear uma cidade inteligente. O enfoque pode ser dado à monitorização ou aos alertas sobre alterações climáticas, mitigando e adaptando os seus efeitos na sociedade ou através da utilização de tecnologias e nos próprios comportamentos sociais que contribuam para uma comunidade mais ‘verde’ e ecologicamente mais responsável.

As smart cities são, hoje em dia, uma das pedras basilares do planeamento urbano e desenvolvimento tecnológico. Uma cidade é considerada inteligente quando o investimento em capital humano e social em sectores como a educação, cidadania e infraestruturas de transporte e comunicações, gestão inteligente de recursos naturais e governação participada, crescimento sustentável com recursos a combustíveis alternativos e uma alta qualidade de vida.

Através do enfoque na redução de emissões de CO2 para a atmosfera, incrementando a sustentabilidade ambiental e a inovação em tecnologias ‘verdes’, as cidades inteligentes podem apontar o caminho na redução do impacto humano no globo das alterações climáticas. Melhoramentos nos serviços públicos e na disponibilização e utilização de TIC torna possível às smart cities reduzirem os efeitos negativos na saúde dos cidadãos e no seu bem-estar provocados pela poluição atmosférica e aquecimento global, assim como eventos climatéricos extremos, surgimento de doenças epidémicas e endémicas  e segurança alimentar. Aqueles que já vivem atualmente em áreas vulneráveis, como pequenos estados em ilhas, comunidades em desenvolvimento ou zonas que circundam grandes cidades, são os destinatários ideias para beneficiarem de todos os recursos das smart cities.

Inovadores e empreendedores com consciência social tem um papel crucial nestas mudanças. Trabalhando nos espaços públicos e nos transportes, infraestruturas de saúde e esforços na saúde púbica, educação, envolvimento cidadão, TIC’s e tecnologias verdes, empreendedores podem ajudar a criar soluções inovadoras que contribuam para educar melhor, motivar e conectar os cidadãos para transformarem as suas cidades. Algumas destas inovações ganham forma física em dispositivos  tecnológicos como as smart grids e infraestruturas; outros são software, como a análise de big data. Ou então serviços e processos na educação e na construção de programas comunitários. Estas inovações são o núcleo de muitos dos aspetos das smart cities.

Para este terceiro desafio, a ITU Telecom World Young Innovators Competition apela aos jovens inovadores de todo o mundo, incluindo de Portugal, para que trabalhem em conjunto nos conceitos para a criação de inovadoras startups sociais usando os vários elementos das smart cities para ajudar as comunidades do futuro a adaptarem-se ou a reduzirem os efeitos severos das alterações climáticas.

As melhores ideias iniciais serão apresentadasna WHO Conference na Health and Climate Change de 27 a 29 de Agosto.

No final da competição, dois vencedores vão juntar-se à ITU Telecom World 2014 em Doha, Qatar, de 7 a 10 de dezembro onde terão oportunidade de demonstrar as suas ideias inovadoras aos líderes da indústria global e governos nacionais, participar em workshops, beneficiar de um programa de mentores e ganhar até $5000 em capital de risco.

 

Sobre a ITU

 

ITU é a agência das Nações Unidas especializada para as tecnologias de informação e comunicação – TIC

É a agência responsável na atribuição de espectro global de rádio e órbitas satélite, desenvolvimento de standards técnicos que assegurem a interconetividade simplificada de tecnologias. Também é responsável por ações de promoção e acesso à tecnologia por parte de comunidades mais isoladas e desfavorecidas por todo o globo.

O compromisso da ITU é conectar todos os cidadãos do mundo – onde quer que vivam e com os meios que tenham. Na sua atividade protegem e apoiam todos os cidadãos no seu direito fundamental de comunicarem.

Nos dias de hoje, as TIC estão em todos os setores. Ajudam-nos a gerir e a controlar sistemas de emergência, fornecimento de bens essenciais  como a água, energia e comida. Suportam os cuidados médicos, serviços governamentais, mercados financeiros, sistemas de transporte e gestão ambiental. E também permitem que as pessoas comuniquem com os seus colegas, amigos e familiares em qualquer altura, praticamente em qualquer lugar.

Aderindo ao programa de membro da ITU são disponibilizados os benefícios das modernas tecnologias de comunicação a todas as pessoas em qualquer lugar numa forma eficiente, segura, simples e económica.

O associado ITU permite saber Quem-é-Quem no sector TIC. Trata-se de uma instituição única entre as agencias da ONU englobando associados tanto do sector público como do privado. Assim, além dos 193 Estados Membro, também integram a ITU, associados de reguladores TIC, instituições académicas líderes globais e cerca de 700 companhias privadas.

Num crescente mundo interconectado, ITU é a única organização global que integra todos os intervenientes neste dinâmico, inovador e crescente sector.

Descarregar brochura ITU

 

Sobre a Competição

 

Duas startups serão selecionadas como vencedoras deste desafio através de um Comité de Seleção constituído por especialistas e convidados em participar na ITU Telecom World 2014.

No evento propriamente dito, os Young Innovators selecionados irão usufruir de mentoring e workshops de capacitação empreendedora, oportunidade de contactar e trocar experiências com operadores ICT e a oportunidade de demonstrarem os seus projetos e serviços no InnovationSpace, num pavilhão de exposição.

O premio monetário de USD 10,000 na forma de capital de risco será utilizado para desenvolver e escalar as startups vencedoras. A competição vai compreender um diferente número de desafios, estando neste momento a decorrer o quarto.

Visite https://ideas.itu.int/ para mais informação sobre o desafio e como concorrer com comentários ou submissões. Também podem visitar a página do facebook da Young Innovators ou contactar diretamente para o email young.innovators@itu.int.

ITU Telecom World 2014 vai decorrer entre 7 e 10 de Dezembro de 2014 em Doha, Qatar. Mais informação sobre como participar neste evento chave pode ser encontrada neste endereço: http://telecomworld.itu.int/

Media: Videos e Fotos da ITU Telecom World 2013:

www.youtube.com/playlist?list=PLpoIPNlF8P2PpyXYDRaWq57UMZ0MnIpX_

www.flickr.com/photos/itupictures/collections/72157630527796340/

 

 

Para mais informação contacte:

Vitor Pereira

Embaixador Young Innovators Portugal

Tel: +351 919999615

Mail: vitor@conteudochave.pt

 

Chief, Media Relations and Public Information, ITU

Tel:      +41 22 730 5046

+41 79 249 4861

Mail:    pressinfo@itu.int

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*