E-bikes entusiasmam e conquistam cidades do interior de Portugal

Captura de ecrã 2014-04-6, às 14.11.08Sustentável, útil e divertido. A Bicicleta Elétrica ou e-bike, chegou ao Nordeste de Portugal e foi a estrela de uma ação de demonstração organizada no passado dia 4 de Abril, na cidade de Bragança. Uma cidade que, pela sua orografia e outras características únicas, pode vir a ser um exemplo nacional da utilidade deste tipo de veículo sustentável, amigo do ambiente, acessível e, como se verificou na demonstração, divertido e entusiasmante.

A iniciativa, organizada pela CORANE (Associação de Desenvolvimento Local) com a colaboração do Município de Bragança, vai repetir-se em outras localidades transmontanas, com intuito de motivar e despertar o interesse de agentes locais (privados e públicos) para uma tendência que em todo o mundo está a ser adoptada e abraçada de forma entusiasta.

Já se sabe há décadas que a bicicleta foi adoptada por algumas cidades capitais mundiais e símbolos do desenvolvimento humano e económico como um meio de locomoção preferencial. Um sinal de modernidade, respeito pelo meio ambiente e, não menos importante, inteligência e sustentabilidade, já que permitiu reduzir consideravelmente as despesas com a mobilidade.

Estes “bons exemplos” motivaram e continuam a motivar outras cidades no mundo. Contudo, existia o fator orográfico das cidades que desmotivava os cidadãos a utilizar esta alternativa. Pois bem, tudo mudou com o desenvolvimento da Bicicleta Elétrica. Os avanços tecnológicos tornaram estes veículos em símbolos de progresso, inteligência e num abrir e fechar de olhos, estavam à disposição de todos. Uma verdadeira democratização de uma ferramenta indispensável à mobilidade urbana sustentável, eficaz, não poluente, económica e verdadeiramente inteligente.

1623606_682917405098652_1101169945_nSucedem-se os exemplos de cidades que estão a integrar os modelos de e-bikes e sobretudo a criar plataformas de bike sharing que permitem uma utilização das mesmas de forma fácil e descomplicada, tanto por residentes como por turistas. Madrid, vai lançar este sistema em Maio, Washington e Nova York estão a ultimar todo o projeto, seguindo as pisadas de San Francisco, Barcelona e, porque não referir, também Lisboa.

O facto de as e-bikes terem sido demonstradas numa cidade como Bragança, que faz um bairro de qualquer uma das citadas, demonstra que neste tema, não existem grandes nem pequenos, apenas inteligentes.

A iniciativa contou com a colaboração da Conteúdo Chave e da Naturcleta La Granja (uma empresa espanhola). Por um lado, a nossa empresa, enquanto fornecedora de soluções e ideias criativas, modernas e inteligentes para as cidades e estando integrada nas principais redes de Stakeholders Smart Cities em Portugal e na Europa. Por outro lado, a Naturcleta, uma empresa de jovens empreendedores que, muito mais do que fornecerem bicicletas elétricas, tem um modelo integrado e a funcionar de forma exemplar aliando uma tecnologia e uma ideia das cidades, à utilização também no mundo rural e na natureza.

Naturalmente que, envolvendo empresas privadas, existe sempre uma componente de negócio presente neste processo, contudo, mais do que lucrar com as ideias pretendeu-se com esta demonstração totalmente gratuita, abrir caminho e criar ideias de negócio precisamente para jovens empreendedores que desejem aliar-se ao projeto, criar empregos na região, desenvolver um tema que, muito brevemente, vai ser inevitável e omnipresente. A nossa missão, enquanto Agência Criativa e Inovadora, foi essa, dar a conhecer uma ferramenta para impulsionar novos negócios, novas oportunidades, novas soluções e ao mesmo tempo, colocar em perspectiva as políticas e ações que municípios e associações como a Corane e outras, estão a esforçar-se para executar e a tentar implementar, apesar das dificuldades, conhecidas de todos, que os territórios do interior atravessam.

Reportagem Localvisão:

Esta publicação também está disponível em: Espanhol

About Vitor Pereira
Vitor Pereira

View all Posts

After 20 years of Journalism and Media Professional, I'm dedicated since 2008 to new projects related with Innovation and Technology. Consultant of many municipalities to the Smart Cities theme and Tourism sector based on the newest technologies and communication tools.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*