Coimbra na vanguarda mundial da iluminação pública

100% LED, é o objectivo do projeto anunciado pela Universidade de Coimbra para tornar a iluminação pública de toda a  cidade mais eco-eficiente através da tecnologia LED (Light-emitting diode).

Este projeto, no âmbito da iniciativa europeia Transparesense, vai permitir que Coimbra alcance esta meta até 2015, permitindo à cidade “uma poupança energética da ordem dos 70%” através da instalação de 35 mil luminárias com este tipo de tecnologia.

Para acompanhar a iniciativa-piloto relacionada com “iluminação pública eficiente no município de Coimbra”, e integrada nos contratos de desempenho energético (CDE) que vai ser desenvolvido no âmbito do Transparesense, foi constituída uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas de Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra.

A nota de imprensa revela ainda que as empresas conimbricences ISA (Intelligente Sensing Anywhere) e MRG (Manuel Rodrigues Gouveia) ficarão encarregues da instalação das cerca de 35 luminárias.

A mesma nota destaca a importância do projeto europeu Transparesense que visa “aumentar a transparência e honestidade do mercado dos serviços energéticos em toda a europa e, principalmente, facilitar a elaboração e implementação de contratos de desempenho energético (CDE)”, refere.

About Vitor Pereira
Vitor Pereira

View all Posts

After 20 years of Journalism and Media Professional, I'm dedicated since 2008 to new projects related with Innovation and Technology. Consultant of many municipalities to the Smart Cities theme and Tourism sector based on the newest technologies and communication tools.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*