Portugal vai Georreferenciar a biomassa florestal e agrícola

Chama-se BIOATLAS e quer aliar de forma inovadora a investigação científica de Universidades em Portugal com os dados e sistemas de informação geográficas nacionais e o cluster industrial de Bioenergia em Portugal.

O projeto, desenvolvido pela INTELI (Inteligência em Inovação, Centro de Inovação) em parceria com Universidade de Aveiro, a Agência Regional de Energia e Ambiente (AREANATEJO) e o Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia (ENERGYIN) deverá arrancar ainda durante este mês de Janeiro.

De acordo com a informação disponibilizada pelo promotor do BIOATLAS, a ideia principal é, “através de um sistema de informação geográfica digital, user friendly, ilustrar o potencial de mercado dos produtos bioenergéticos made in Portugal”.

Ou seja, o BIOATLAS vai disponibilizar informação georreferenciada sobre a disponibilidade biomássica florestal e agrícola, a localização e capacidade das centrais de processamento que integram as cadeias de produção dos vários produtos bioenergéticos nacionais, estimativas dos volumes de produção, custos operacionais e impactos ambientais.

Ainda segundo a INTELI, esta ferramenta é dirigida às Pequenas e Médias Empresas nacionais que “serão convidadas” a participar de forma ativa permitindo, “por um lado, garantir a pertinência, relevância e viabilidade da sua utilização, e por outro lado, promover uma dinâmica de cooperação entre a comunidade científica e as empresas e entre o próprio tecido empresarial entre si”.

Estamos perante um projeto com potencial para se transformar num instrumento importante para ajudar à optimização das cadeias produtivas aumentando a disponibilidade dos recursos e promoção dos produtos contribuindo assim para um reforço efetivo da competitividade das empresas nacionais, “quer ao nível interno, quer ao nível externo”.

About Vitor Pereira
Vitor Pereira

View all Posts

After 20 years of Journalism and Media Professional, I'm dedicated since 2008 to new projects related with Innovation and Technology. Consultant of many municipalities to the Smart Cities theme and Tourism sector based on the newest technologies and communication tools.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*