O Kit para a ‘Cidadania Inteligente’

smart_citizen-kitQuais os níveis reais da poluição atmosférica na zona da sua residência ou da sua empresa? E quais os níveis de ruído e poluição? E os valores da humidade? E se conhecêssemos todos estes valores, em tempo real e os pudéssemos partilhar e comparar de forma instantânea e imediata com outros locais da nossa cidade? Com o Smart Citizen Kit, esta possibilidade tornou-se real e além do mais barata.

Este kit ‘low-cost’ de sensores foi desenvolvido em Barcelona e mede a composição do ar (CO e NO²), temperatura, níveis de ruído, humidade e intensidade de luz. O kit é parecido com uma “casa” que podemos colocar junto a uma janela da nossa residência, por exemplo. Este kit é composto pelo hardware propriamente dito, um website onde todos os dados são armazenados, uma API (interface de programação) online e uma aplicação Mobile.

Neste projeto a Waag SocietyAmsterdam Smart City e a Amsterdam Economic Board pretendem criar uma rede de sensores em toda a cidade de Amsterdão, num total de 100 kits distribuídos.

Oferecendo aos indivíduos as ferramentas para, eles próprios, desenvolverem as suas próprias experiências e investigações, “esperamos um aumento exponencial de envolvimento dos cidadãos na disponibilização imediata de dados reais referentes ao ambiente”, referem os promotores da iniciativa.

[gss=”6″ link=”file” ids=”147,148,149,150″ orderby=”rand”]

Trata-se de possibilitar também o aparecimento de novas e dinâmicas relações entre os cidadãos, cientistas e investigadores e também, naturalmente, instituições publicas e administrativas que determinem as políticas baseadas em dados concretos. Neste campo, as questões urbanas podem ser propostas, discutidas e sustentadas desde perspetivas diferentes. O projeto Smart Citizen Kit Amsterdam estuda agora como tudo funciona na prática e examina os resultados e o impacto e como se pode evoluir de ‘Smart Cities’ em direção a ‘Smart Citizens’ (Cidadãos Inteligentes).

Duração do projeto:
01/09/2013 to 01/04/2016
Parceiros: 
Amsterdam Smart City
Financiadores: 
Amsterdam Economic Board

Vitor Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*