Category Archives: Inovação

The New York Times organiza conferencia exclusiva sobre Smart Cities

Haverá lugar à discussão sobre o futuro das Smart Cities. E é praticamente um tema que na América do Norte nem tem feito muito caminho, apesar de muitas das cidades mais inteligentes, prosperas, criativas e felizes se situarem nesta zona do globo. Mesmo assim, fica a questão para o debate: será a tecnologia fundamental para alterar o panorama urbano?

0

Pai! Mãe! Criei uma Start Up (I)

Este movimento Startup está também a ser o motor de muitas cidades no mundo e, como é óbvio, também em Portugal, pois o simples facto de muitos jovens brilhantes se deslocarem para os ecossistemas criativos em busca da sua oportunidade dourada, faz com que a massa crítica se desenvolva nessas cidades e deixe outras na penumbra. E as cidades adoptam este sistema, alimentam-no, colocam todos os holofotes nos nichos que mais cedo ou mais tarde podem vir a degenerar numa coisa bem pior que jovens endinheirados e bem sucedidos. Fazem-no porque politicamente também precisam mostrar resultados, que as coisas estão a melhorar, que o desemprego diminui e que temos “jovens de sucesso garantido”.

0

Smart Cities e as Alterações Climáticas

A competição ITU Telecom World Young Innovators em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão à procura de ideias inovadoras sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) podem ajudar as Cidades Inteligentes (Smart Cities) a abrandar ou a mitigar os efeitos das alterações climáticas. Esta iniciativa pode incluir novas tecnologias ou combinações de tecnologia existentes, serviços e sistemas que contribuam para delinear uma cidade inteligente. O enfoque pode ser dado à monitorização ou aos alertas sobre alterações climáticas, mitigando e adaptando os seus efeitos na sociedade ou através da utilização de tecnologias e nos próprios comportamentos sociais que contribuam para uma comunidade mais ‘verde’ e ecologicamente mais responsável.

0

“Carros ligados” vão desligar as rádios do FM

Finalmente a tecnologia que, na última década, deu saltos exponenciais em direções que há 20 ou 30 anos atrás julgávamos impossível. Muita dessa tecnologia inovadora foi surgindo para resolver inclusive problemas crónicos do sector de radiodifusão, mas recentemente tem evoluído noutros sentidos e nem todos coincidentes com o FM. Talvez a tecnologia que salvou e manteve as rádios à tona, acabe por desintegrar o modelo tradicional que subsiste. Como? Por exemplo, atingindo a rádio FM num dos seus pilares de sustentabilidade: a mobilidade.

0

O mundo pede tecnologia OpenSource para acudir a catástrofes naturais

A Competição Young Innovators promovida pela ITU procura por jovens empreendedores, entre os 18 e os 30 anos, espalhados por todo o globo e impulsionadores de startups sociais, que utilizem tecnologia open source (código aberto) para “gestão de catástrofes”. Uma definição lata que pode incluir a prevenção propriamente dita, avisos e alertas, comunicações de emergência e resposta e recuperação de desastres naturais.

0