Category Archives: Turismo Inteligente

Fórum Regiões do Futuro 2015

Este encontro é dirigido aos mais altos representantes da administração local, tendo como objectivo a promoção de uma agenda inovadora para a sustentabilidade, abordando as mais diversas áreas da gestão pública, sobretudo com impacto na criação de riqueza e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

0

A “semana mais inteligente” acolhida em Toronto

Smart Week lasted 3 days and took place at the University of Toronto and Investigation Centres of worldwide importance such as MARS. To ally medicine to technology, the city, the citizen and the part that concerned me most: tourism, was a great step forward for the globalized world for both its problems and its solutions. If we will be able to humanize technology or if technology will make us “machines” only the future can tell, but seeing what is happening in the world, the trend is towards a Smart City which is more human than technological in contrast to what has happened in the past. Before humanity needed technology, nowadays, more than ever, it needs humans.

0

Smart Sodoma e Smart Gomorra

As Smart Cities pedem cidadãos inteligentes, pelos vistos, com o passar dos milénios, os exemplos de boa conduta, hospitalidade, compaixão, bondade e ajuda ao próximo deixaram de ter fronteiras de cariz sexual ou comportamental. Porque afinal de contas poderá muito bem ter sido este um dos pecados de Sodoma, porventura mais grave que os de cariz sexual e que deu origem a todas as conotações com a cidade ancestral.

0

Smart Travel? Barba e Cabelo?

O mundo das cidades que começa a dominar todo o espetro da comunicação e, como consequência, das nossas vidas. Num abrir e fechar de olhos, os últimos anos, misturaram temas e conceitos que não estávamos a prever. Por exemplo, a indústria Automóvel misturada com a indústria das Redes de Banda Larga e misturada com as plataformas de distribuição de canais TV. Por sua vez, todas estas, estão envolvidas na Internet das Coisas (Internet of Things) e na Cloud (Núvem), por sua vez, integram as cidades e enriquecem o conceito Smart City que já engloba por seu turno, tudo que tenha sensores e aplicações para smartphones. E também se misturou o Turismo, pois é um dos sectores que absorvia já imensa tecnologia e todos estes conceitos. O Turismo como forma sustentável de desenvolvimento económico. E o Turismo como tema central na discussão das Cidades de hoje e do amanhã.

0

“ O umbigo do mundo” recebe o Prémio Geoconservação 2014

O Maciço de Morais, que os geólogos apelidam de «umbigo do mundo», (Menção Honrosa recebida, em 2010 ) apresenta vestígios de dois continentes e de um oceano desaparecidos e envolvidos na formação daquela cadeia de montanhas, há mais de 280 milhões de anos, muito antes dos dinossauros, quando os dois continentes chocaram e empurraram a placa oceânica do fundo do mar que os separava.

0

E-bikes entusiasmam e conquistam cidades do interior de Portugal

A iniciativa, organizada pela CORANE (Associação de Desenvolvimento Local) com a colaboração do Município de Bragança, vai repetir-se em outras localidades transmontanas, com intuito de motivar e despertar o interesse de agentes locais (privados e públicos) para uma tendência que em todo o mundo está a ser adoptada e abraçada de forma entusiasta.

0